A moda Fashion no Japão é conhecida no mundo todo por suas excentricidades e constantes mudanças, de estilos inspirados em contos de fadas até aos exóticos estilos inspirados em um imaginário futuro cibernético.
O coração do cenário da moda fashion japonesa hoje é Harajuku, como tem sido há décadas. Muito antes de marcas como Comme Des Garcons, BAPE, e Undercover tornarem-se nomes conhecidos no Ocidente, eles já tinham feito nomes para si próprios nas ruas de Harajuku. Inúmeros designers, tendências globais, e subculturas da moda tem seu início neste pequeno bairro de Tóquio.
Embora existam outros lugares no Japão, onde street fashion também prospera, Harajuku é o coração e a alma indiscutível da cena da moda de rua japonesa.
O sentimento geral nas ruas de Harajuku ao longo do último ano é que grandes mudanças estão vindo para o bairro. O tempo dirá o que o futuro nos reserva, mas por agora aqui estão 3 estilos com mais adeptos na moda fashion japonesa em 2017.
1. Os meninos Kawaii / genderless Kei
Kawaii Boy
Embora os estilos dos meninos de Kawaii variam, o olhar o mais popular é childlike um pouco do que tradicional feminine. Estes não são crossdressers, a maioria deles não é gay, e não estão tentando se passar por mulheres. Eles estão especificamente apontando para um estilo de diversão feliz Genderless. Dito isto, nenhuma destas novas gerações de Kawaii Boys tem medo de incorporar elementos de moda tradicionalmente feminino e maquiagem em seus olhares.
Há dois meninos famosos de Kawaii que foram chaves em definir e promover este estilo novo de Harajuku.
São eles: Ryucheru’s e Pey.
2. Bubbles Harajuku
Bubbles Harajuku
Bubbles Harajuku tem sido a marca mais influente em todo o Japão. Essa é uma realização incrível, considerando quão relativamente pequeno e novo a marca é comparado com seus concorrentes. Bubbles foi fundada em Harajuku em 2011 como um pequeno boutique vintage vendendo um-de-um itens de tipo. Em algum ponto em 2013, a loja evoluiu para uma marca produzindo moda original kawaii e acessórios – e ele decolou como um foguete.
O estilo geralmente tem itens com um olhar muito doce e bonito na aparência, mas há uma escuridão sutil ou atitude não tão sutil sob a superfície, semelhantes à atitude do punk de 1970, e das meninas do motim dos anos de 1990.
Bubbles é também uma marca muito feminino-centrada, que é parte do que o torna popular e parte do que torna difícil de entender para as marcas de moda masculina maior dominado no mesmo espaço. Bubbles foi fundada por uma jovem japonesa, as mulheres ocupam lugares importantes na gestão, e a maioria dos jovens designers da marca tem vindo a adicionar à sua lista são do sexo feminino.
3. Peco
Tetsuko Okuhira
Tetsuko Okuhira – apelidado “Peco” ela era uma estudante de 18 anos de Osaka. Era cutely estilo e muito doce, mas não havia indicação de que alguns anos mais tarde Peco-mania estaria varrendo as ruas de Harajuku.
As revistas japonesas apelidaram seu estilo “Peco Kei“, seus fãs são conhecidos como “Peco Girls“, e seu estilo de maquiagem é “Peco Face“. Ela tem sua própria marca “Peco Club“, há “Princess Peco” purikura na famosa Takeshita Street, ela tem seu próprio canal no YouTube, ela aparece mensalmente em revistas de moda japonesas, e ela está em alta demanda – junto com Seu namorado Ryucheru – em programas de televisão japoneses.
Peco está na vanguarda do boom do estilo “pop” atual, a mídia japonesa gosta de dizer que a imagem de Peco é a de uma “estudante estrangeira”, provavelmente porque seu estilo parece inspirado pelo filme Clueless, os uniformes de líder da claque vintage e outros Americana bonitos dos anos 90, 1980 e até 1950. Peco envolve-se com rosa e itens pastel kawaii como produtos da Disney, Barbie, doces americanos, My Little Pony, brinquedos vintage, e até mesmo velhos discos de vinil.