Esta vespa gigante é responsável por 40 mortes anuais. Ela se alimenta de mel, um grupo de 30 Vespas Gigantes conseguem matar uma colmeia inteira de abelhas-comuns decapitando-as.
Esta vespa gigante é responsável por 40 mortes anuais. Ela se alimenta de mel, um grupo de 30 Vespas Gigantes conseguem matar uma colmeia inteira de abelhas-comuns decapitando-as.
São animais típicos da Ásia. Principalmente Japão, China, Taiwan, Coreia e região do Vietnã, Laos e Camboja. Medem cerca de 5 cm e causa problemas até para homens, são consideradas as maiores vespas do mundo.
Mesmo para pessoas não alérgicas ao veneno, 10 picadas já representam perigo e mais de 30 picadas já podem levar a morte.
Diferente das abelhas-comuns, esta vespa pode ferroar uma pessoa por várias vezes. Especialistas indicam que no caso de um ataque o mais correto a se fazer é abaixar, manter a calma, fechar olhos e boca e permanecer imóvel, pois correr não resolve o ataque, uma vez que voando podem atingir 24 km por hora.
Suas ferroadas são extremamente dolorosas e seu veneno causa necrose do tecido deixando verdadeiras crateras na pele humana.
No Japão são responsáveis por 40 mortes por ano. Na China, o número e ainda maior; em 2013, apenas na província de Shaanxi, 41 pessoas morreram e 1.600 ficaram feridas por ataques da Vespa Mandarina.
Elas se alimentam de mel, um grupo de 30 vespas já são o suficiente para decapitar uma colmeia inteira de abelhas-comuns.
O corpo das abelhas mortas são utilizados para alimentar as larvas da própria colônia. Um único ataque pode matar mais de 5 mil abelhas em apenas 3 horas.
Uma vez encontrada a colmeia, a vespa a marca com um odor especial para guiar a equipe de ataque. A única chance das abelhas-comuns é juntar grupos de até 1000 indivíduos, se amontoarem sobre as vespas e esfregarem as asas com o intuito de gerar calor e mata-las por excesso de temperatura uma vez que as abelhas-comuns suportam melhor temperaturas altas.