Connect with us

BrilhanteMente – conteúdo divertido e diverso.

Os felinos mais exóticos do mundo!

Biologia

Os felinos mais exóticos do mundo!

Listamos 4 felinos mais exóticos do mundo. Alguns raros infelizmente ameaçados de extinção.

4 – Gato Pescador

Gatos pescadores vivem em áreas úmidas em partes do sul e sudeste da Ásia, especialmente perto de córregos, rios e manguezais. Eles têm patas com membranas e são extremamente ágeis em capturar peixes e outras pequenas presas. Seu status na IUCN está em perigo, pois seus habitats de áreas úmidas estão sendo cada vez mais escassos.

3 – Gato de Cabeça Chata

A flat-headed cat (Prionailurus planiceps) at the Taiping Zoo.

Gatos de cabeça chata vivem em áreas úmidas da floresta na península tailandesa-malaia, Bornéu e Sumatra. O nariz é muito comprido e inclinado, e o crânio é achatado, daí o nome. São criaturas solitárias e noturnas, que caçam peixes, sapos e crustáceos. Eles foram observados lavando objetos na água, como um guaxinim faria!

Assim como o gato pescador (seu parente próximo), a dependência dos gatos de cabeça chata nos pantanais os deixa especialmente vulneráveis, pois esses habitats são frequentemente convertidos ou destruídos. Pode haver menos de 2.500 gatos de cabeça chata no mundo.

2 – Jaguarundi

O jaguarundi também conhecido como gato-mourisco, eirá, gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá-preto é um mamífero carnívoro da família dos felídeos nativo do sul da América do norte passando por quase todo o Brasil até ao norte da Argentina. Esta listado como preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza desde 2002. Sua presença no Uruguai é incerta. As mega reservas da Bacia Amazônica são provavelmente as únicas unidades de conservação capazes de sustentar populações viáveis a longo prazo da espécie.

O jaguarundi tem pernas curtas, um corpo alongado e uma cauda longa. As orelhas são curtas em arredondadas, seu pelo não tem manchas, é de cor uniforme e a coloração varia de cinza acastanhado a vermelho acastanhado, indivíduos de colorações diferentes podem nascer na mesma ninhada. Tem um comprimento de 53 a 77 cm, com a cauda acrescentando de 31 a 60 cm, e pesam de 3,5 a 9,1 kg. O jaguarundi tem o hábito de viver perto de bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta.

1 – Caracal – Lince do deserto

O caracal também conhecido como lince-do-deserto, ou lince-persa é um carnívoro da família dos felídeos habitante da África e da Ásia Menor. Apesar de sua aparência lembrar a de um lince, este gato selvagem é parente próximo do serval. São felinos de porte médio, sendo que em seu habitat são menores do que as panteras (leões e leopardos) e guepardos mas maiores do que os gatos selvagens africanos.

Pode chegar a medir mais de 90 cm e pesar mais de 18 kg. Possui pernas longas e uma aparência esguia. A cor da pelagem pode variar de avermelhado, acinzentado a amarelo torrado, embora até se conheçam casos de indivíduos todos negros; e é própria para ele se camuflar.

Um caracal selvagem vive cerca de 12 anos, mas em cativeiro pode chegar aos 17 anos. Como ele é um animal fácil de se domesticar, ele é utilizado pelos humanos para atividade de caça em países como o Irã e a Índia. Ele é treinado para caçar outros animais.

Continue Lendo
Você pode gostar...
Comente :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Biologia

Subir